O presente volume reúne textos que explicitam uma situação inédita vivenciada, a pandemia da Covid-19, que teve seus momentos mais críticos nos anos de 2020 e 2021. Lembra-se que em 31/12/19, a Organização Mundial da Saúde (OMS), foi alertada sobre vários casos de pneumonia na China. Em 07/01/20, autoridades chinesas confirmaram a identificação de um novo tipo de coronavírus que, em 11/02/20, recebeu o nome de SARS-CoV-2. Em 11/03/20, a Covid-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia, pela abrangência geográfica mundial da doença e, como se viu, gerou grande trauma ante seu índice de complicações à saúde física e mental e à letalidade.
O Volume I está dividido em duas partes: Psicologia escolar, inclusão e pandemia: em defesa da boa educação para todas as pessoas; e Psicologia escolar: teorizações e proposições educativas. Como podemos observar pelos textos nele contidos, a pandemia e as alternativas assumidas no campo da educação escolar são retomadas, bem como as defesas feitas pela perspectiva crítica assumida pela ABRAPEE, que se mostraram tão essenciais naqueles dois anos críticos, como têm sido há décadas atrás e continuarão sendo nesse momento de implementação da Lei nº 13.935/2019.